quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Simuladores de Emergências" uma realidade tardia

Educação em Saúde Baseada em Simulação
O Ensino Médico Baseado em Simulação (EMBS) define-se com um novo paradigma do ensino na área da saúde, buscando habilitar profissionais, de forma prática e segura, a situações e procedimentos que freqüentemente farão ou fazem parte de sua prática clinica diária. A simulação aplicada ao ensino médico é uma técnica destinada a substituir experiências de pacientes reais por experiências orientadas, reproduzidas artificialmente em cenários ou manequins, evocando aspectos do mundo real de maneira interativa.

Nestes cenários, o profissional em treinamento adquire postura ativa no aprendizado, com maior retenção de conhecimento, que se traduzirá em melhora do desempenho e segurança no atendimento aos seus pacientes. As técnicas de simulação no aprendizado em saúde migraram, originalmente, da simulação utilizada com sucesso no treinamento militar e em simuladores de vôo. Esta metodologia tem se expandido rapidamente, em todo mundo, com advento de manequins/robôs e equipamentos de ultima geração que reproduzem, perfeitamente, os mais diversos cenários e comportamentos do corpo humano frente às distintas condições clinicas.

Atento a este amplo cenário, o HCor conta com um dos mais completos centros de treinamento e simulação do país, em sintonia com os modernos conceitos de EMBS. O Centro de Ensino Treinamento e Simulação-CETES-HCor proporciona cursos e treinamentos utilizando técnicas inovadoras de ensino e uso de manequins/robôs e simuladores de elevada qualidade.

O CETES-HCor é o primeiro centro brasileiro afiliado à Society for Simulation in Healthcare- SSH-, uma sociedade mundial que agrega 148 dos mais conceituados centros de simulação em todo mundo. O CETES-HCor é também um Centro de Treinamento credenciado da American Heart Association (AHA), que o habilita a ministrar cursos de suporte básico e avançado de vida (BLS, ACLS e PALS) seguindo os rígidos padrões de qualidade estabelecidos por esta sociedade.


http://siteiep.hcor.com.br/EnsinoEventos.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário